Novidades Flash CS4
Página 1 de 1
Novidades Flash CS4
Novidades Flash CS4 - Integrações
Salve comunidade!
Continuando minha série sobre as novidades do Flash CS4, falarei agora sobre as novidades quanto a integrações.
Uma das grandes novidades do Flash CS3 foi uma muito bem vinda integração com arquivos do Photoshop (PSD) e do Illustrator (AI).
O Flash CS4 mantém e estende essa integração com um novo formato de trabalho: o XFL.
O
XFL é um arquivo compactado que armazena todo o conteúdo informacional
do projeto em um XML além de condensar os arquivos utilizados.
Apesar
de parecer apenas mais um passo, esse é na verdade um belo salto na
estrada do Flash que no que diz respeito a estrutura de autoria sempre
foi bem fechada.
Como sabemos o Flash trabalha com 2 arquivos
base: o FLA que é a versão aberta e editável, e o SWF que é a versão
final compilada e compactada.
Porém esse ‘aberto’ do FLA apenas
diz respeito ao fato dele ser plenamente editável e manipulável a
qualquer momento, pois o formato de arquivo em si é proprietário e
fechado a empresa. O SWF é mais flexível uma vez que seu código é em
partes acessível o
que possibilita que hoje dezenas de empresas lancem produtos que gerem e exportem em SWF, com o FLA a história é outra.
A Macromedia (e agora Adobe) guarda a 7 chaves o código do formato sendo ela a única detentora da forma de criar um arquivo FLA.
Mais aí vocês podem perguntar:
“Qual o problema disso?”
Na verdade não é um problema, mas sim um detalhe já que para trabalhar com o FLA, obrigatoriamente temos que usar a IDE do
Flash.
A questão é que se o formato fosse mais aberto nós conseguiríamos de
maneira muito mais tranquila atualizar ou mesmo criar arquivos sem
tanta dependência da IDE. E eis que vocês fazem outra pergunta:
“O que é que isso tem haver com novidades de integrações do Flash CS4?”
Tem
que é exatamente nessa lacuna que entra o novo formato XFL. Através
dele podemos criar composições no InDesign ou no After Effects,
exportá-las como XFL e assim importá-las para o Flash. Assim vocês
podem criar uma série de vídeos e transições no After que quando o
Flash importar, montará todo o conteúdo no palco. Como o formato possui
um conteúdo zipado, todos os elementos
necessários ficam ‘empacotados’ e quando importado o Flash desempacota e monta todos esses objetos no palco para o trabalho.
Isso
quer dizer que pegando a essência da coisa, com um pouco de trabalho
seríamos capazes de nós mesmos criarmos uma estrutura nos moldes desse
pacote.
Exemplo:
Você fez um site com
uma imagem específica para o topo, por alguma circunstância apareceu a
necessidade de mudá-la, e aí o que fazer? Até hoje se a imagem estiver
dentro do seu FLA a única opção é reabri-lo e fazer a alteração.
Com
esse novo horizonte do XFL e uma ferramenta de compilação o processo
poderia ser uma simples troca da imagem do zip, sem nem precisar abrir
o Flash.
Perceberam agora a mudança?
Como disse Colin
Moock em seu texto sobre o assunto, essa para a grande maioria não será
a mais badalada novidade do Flash CS4, mas de maneira sutil pode ser a
mais impactante. Eu não sei quanto a vocês mas com esse novo horizonte
eu já tenho meu palpite do porque desse nome para o novo formato.
Salve comunidade!
Continuando minha série sobre as novidades do Flash CS4, falarei agora sobre as novidades quanto a integrações.
Uma das grandes novidades do Flash CS3 foi uma muito bem vinda integração com arquivos do Photoshop (PSD) e do Illustrator (AI).
O Flash CS4 mantém e estende essa integração com um novo formato de trabalho: o XFL.
O
XFL é um arquivo compactado que armazena todo o conteúdo informacional
do projeto em um XML além de condensar os arquivos utilizados.
Apesar
de parecer apenas mais um passo, esse é na verdade um belo salto na
estrada do Flash que no que diz respeito a estrutura de autoria sempre
foi bem fechada.
Como sabemos o Flash trabalha com 2 arquivos
base: o FLA que é a versão aberta e editável, e o SWF que é a versão
final compilada e compactada.
Porém esse ‘aberto’ do FLA apenas
diz respeito ao fato dele ser plenamente editável e manipulável a
qualquer momento, pois o formato de arquivo em si é proprietário e
fechado a empresa. O SWF é mais flexível uma vez que seu código é em
partes acessível o
que possibilita que hoje dezenas de empresas lancem produtos que gerem e exportem em SWF, com o FLA a história é outra.
A Macromedia (e agora Adobe) guarda a 7 chaves o código do formato sendo ela a única detentora da forma de criar um arquivo FLA.
Mais aí vocês podem perguntar:
“Qual o problema disso?”
Na verdade não é um problema, mas sim um detalhe já que para trabalhar com o FLA, obrigatoriamente temos que usar a IDE do
Flash.
A questão é que se o formato fosse mais aberto nós conseguiríamos de
maneira muito mais tranquila atualizar ou mesmo criar arquivos sem
tanta dependência da IDE. E eis que vocês fazem outra pergunta:
“O que é que isso tem haver com novidades de integrações do Flash CS4?”
Tem
que é exatamente nessa lacuna que entra o novo formato XFL. Através
dele podemos criar composições no InDesign ou no After Effects,
exportá-las como XFL e assim importá-las para o Flash. Assim vocês
podem criar uma série de vídeos e transições no After que quando o
Flash importar, montará todo o conteúdo no palco. Como o formato possui
um conteúdo zipado, todos os elementos
necessários ficam ‘empacotados’ e quando importado o Flash desempacota e monta todos esses objetos no palco para o trabalho.
Isso
quer dizer que pegando a essência da coisa, com um pouco de trabalho
seríamos capazes de nós mesmos criarmos uma estrutura nos moldes desse
pacote.
Exemplo:
Você fez um site com
uma imagem específica para o topo, por alguma circunstância apareceu a
necessidade de mudá-la, e aí o que fazer? Até hoje se a imagem estiver
dentro do seu FLA a única opção é reabri-lo e fazer a alteração.
Com
esse novo horizonte do XFL e uma ferramenta de compilação o processo
poderia ser uma simples troca da imagem do zip, sem nem precisar abrir
o Flash.
Perceberam agora a mudança?
Como disse Colin
Moock em seu texto sobre o assunto, essa para a grande maioria não será
a mais badalada novidade do Flash CS4, mas de maneira sutil pode ser a
mais impactante. Eu não sei quanto a vocês mas com esse novo horizonte
eu já tenho meu palpite do porque desse nome para o novo formato.
Tiger- Mensagens : 85
Moedas : 18127
Reputação : 0
Idade : 27
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|